Notícias

Celulares de marcas famosas apresentam falhas de segurança de fábrica

Relatório mostra que os modelos de quatro fabricantes apresentam falhas de segurança que pode dá controle total do smartphone à invasores.

A Kryptowire, empresa especializada em segurança de dispositivos móveis, mostrou na conferência Black Hat, realizada na última semana, um relatório com modelos de quatro fabricantes, que apresentam vulnerabilidades no sistema dos aparelhos e que comprometem a segurança dos dados e privacidade do seu usuário, além de também apresentar ameaças à própria integridade e funcionamento do terminal do dispositivo.

Segundo os especialistas, as falhas ocorrem devido a fragmentação e personalização realizada por várias fabricantes, que fazem de morro errado, provocando alterações em que os dispositivos ficam sujeitos a vulnerabilidades que afetam a integridade e segurança dos mesmos. O relatório aponta que as falhas foram encontradas em aparelhos das marcas Asus, LG, Essential e ZTE.

A Kryptowire, afirma que as ameaças que atacam esses dispositivos Android, fazem uso das brechas deixadas no sistema, conseguindo explorar o dispositivo, inserir vírus por meios de aplicações infectadas, à medida que o usuário vai expondo o uso na rede, sem qualquer forma protetiva.

A Kryptowire, afirma que as alterações implementadas pela Asus, ZTE, Essential e LG, deixa brecha para que terceiros possam tomar controle total do smartphone. A empresa afirma que o caso mais extremo, está no ZenFone V Live, da Asus, segundo as análises, um hacker pode capturar print screens, gravar a tela do dispositivo, realizar chamadas telefônicas, ler e editar mensagens, capturar dados bancários, entre muitas outras ações indevidas.

Em comunicado, A Asus disse que já trabalha em atualizações para correções de segurança, lei o a nota abaixo:

A Asus está ciente das recentes preocupações de segurança do Zen Fone levantadas e, está trabalhando diligentemente e rapidamente para resolvê-las com atualizações de software que serão distribuídas pelo para nossos usuários do Zen Fone A Asus está comprometida com a segurança e a privacidade dos usuários e nós encorajamos todos os usuários a atualizarem para o mais recente software do Zen Fone, para garantir uma experiência de usuário segura e protegida.

Quais aparelhos são afetados pelas falhas de segurança?

Esta falha no firmware afeta modelos como: o Essential Phone, LG G6, ZTE Blade Spark, ZTE Blade Vantage. A falha permite que aplicações, mesmo não tendo privilégios especiais, possam obter diversas informações sem que o usuário perceba.

Tanto a  ZTE, Essential e LG, já falaram sobre o caso, e ambas afirmam que já desenvolveram atualizações para solucionar o problema em seus aparelhos.

Fonte: The Verge

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios