CelularesTutoriais

Memória cheia no celular, veja como resolver

Veja como liberar memória, aumentar a capacidade de armazenamento e acabar com o problema de memória cheia no celular ou smartphone.

Provavelmente você já passou pela situação, de querer tirar mais uma foto ou mesmo tentou receber um vídeo no WhatsApp, e foi impedido, devido a memória cheia.

Mas você sabia, que grande parte do consumo de memória, é feito por arquivo desnecessário e que você pode resolver isso muito fácil?

Hoje vamos ensinar a eliminar esses arquivos desnecessário, acabar com a memória cheia e liberar espaço no seu smartphone, para continuar tirando suas fotos tranquilamente.

Todo aparelho de celular/smartphone, hoje em dia, possui um gerenciador de armazenamento, que mostra uma análise prévia de tudo que entra no seu dispositivo e acumula memória de armazenamento e outros dados. Estamos falando do “armazenamento interno”. Esta função você encontra em “Configurações ─> Armazenamento e USB.

Ao clicar nesta função, você vai se deparar com a memória interna do seu aparelho sendo consumida por apps, fotos, vídeos, audios e dados em cachê.

No nosso caso aqui, é um celular Moto G3, 16 GB de memória interna, e mais um cartão microSD, que estamos usando como memória para a instalação do sistema.  No aparelho de vocês, essas informações devem está tudo na memória interna.

Ao clicar memória interna, o consumo de 1,17 GB só de aplicativos, 0,95 GB de imagens, 2,65 GB de áudios, 0 89 de outros e 373 MB, de memória em cachê. É um consumo pouco, devido realizarmos os procedimentos ocasionalmente, e também porque usamos pouco a câmera, no caso de vocês, os valores devem está extremamente superior.

Como liberar memória no celular?

1 ─ Clica em “Dados em cachê” e na janela que surgir, você confirma clicando em ok, para eliminar esses dados.

Não se apavore eliminando-os, você não perde nenhum arquivo, isso são dados de navegação e arquivos desnecessários, que vão se acumulando de acordo com o uso dos aplicativos.

 Note na memória do seu aparelho que com esse simples passo, o consumo de memória já diminuiu, e você ganhou mais de 350 MB de memória para usar.

Vamos ao próximo passo, mas esse requer o uso do cartão de memória e um gerenciador de arquivos. Como no nosso caso é um Moto G, esses aparelhos, vem de fábrica sem um gerenciador. Então tivemos que instalar o ES File Explorer File Manager, para seguirmos adiante.  No caso de vocês, basta usarem o gerenciador do próprio aparelho.

2 ─ No gerenciador de Arquivos, você clicar em memória interna, e vai até as pastas de fotos e vídeos. Geralmente, o nome da pasta é “DCIM”, para a maioria dos aparelhos. Dentro dela, estão as pastas “Câmera, Facebook e as pastas dos apps editores de fotos instalados no aparelho”.

3 ─ Clica na pasta desejada, para encontrar suas fotos e vídeos. Dê um clique e segura, para aparecer na tela mais opções de escolha, depois clica na opção “selecionar tudo”.

4 ─ Observe na parte superior ou inferior da janela, há três pontinhos ou a opção “Mais”, clique e escolha a opção “Mover Para” (em alguns aparelhos esta função aparece direto na janela, ao selecionar o arquivo).

5 ─ Na janela seguinte, escolha o cartão Micro SD, e a pasta que desejar guardar suas fotos e vídeos, caso não tenhauma página específica, basta clicar no sinal “+” e criar uma nova pasta, depois é só clicar em “Mover para cá”, e esperar suas fotos e vídeo serem movidos para o cartão.

Com esse passo a passo, você já deve ter ganhado bastante espaço na memória interna do seu aparelho.

No próximo post, vamos ensinar como mover seus arquivos do WhatsApp, para um cartão microSD, e não perder nada.

Etiquetas

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios